domingo, 15 de abril de 2012

Passinhos de passarinho

Era  uma tarde bonita e nublada dessas que nos levam a refletir que, se há prazer em viver,  podemos  prescindir do sol para estarmos alegres, ou ao menos para estarmos juntos, no feriado, sob a chuva.
E saímos a caminhar na areia molhada, o mar, de cinzento a azul, formava pequenas poças entre as pedras, onde crianças chegavam aos poucos. Senhoras caminhavam lentamente e sorridentes, a nos mostrar que o tempo pode atingir a agilidade dos passos, mas não a vontade de brincar.
Sentindo a areia macia sob os pés, contemplávamos um espetáculo no céu: raios de sol mais ousados teimavam em vencer o peso das nuvens espessas, embelezando tudo.
-"Meu coração é nuvem e raios de sol”, refletia em silencio, sem ousar estragar com palavras a beleza do momento. Ainda estava entregue a reflexões que me pareciam intermináveis: a vida e suas razões, a inevitabilidade da morte e também a de continuar vivendo.
Parece que as tempestades não têm fim quando somos nós a vivê-las, até que um dia, elas passam e só assim podemos crer que acabam.  Mas como recordar mil vezes os dias ensolarados? E como  podemos esquecer com tanta facilidade o que ainda ontem vivemos?
Foi quando observei um pássaro que caminhava ao nosso lado, com seus passinhos delicados e velozes, como a anunciar o sol, como a anunciar a continuidade da vida. A areia ainda estava molhada e ele corria e voava, corria e voava mais um bocadinho, para apressar um pouquinho e acompanhar nossos passos, bem maiores porém, bem mais pesados.
Tudo parece certo e organizado quando a natureza vai anunciando o seu ciclo. Os  pássaros caminham na areia sob a chuva e isso é sinal: um sinal inconfundível da chegada de sol. Parece que eles são movidos por um sentido que nos falta: eles conhecem os ciclos os ritmos. Conhecem o coração da vida.
Será que viemos ao mundo desprovidos desse sentido? Ou complicamos porque temos medo e não acreditamos? Será que sabemos ouvir a nossa intuição que nos diz “não vá por aí” ou “tenha fé e esperança”, “aguarde mais um pouco” ou “está na hora de começar”, “vá em frente, sem medo”.  “Prepare-se para os dias de inverno, mas viva com intensidade o seu verão”.”viva o presente.” “declare logo o seu amor!”, “Não pense no que poderá perder mas no que poderá aprender.”
Mas que graça teria se nossos fins fossem todos previsíveis?
Já sabemos, sim: as tempestades passam, o sol reaparece, as dores têm seu tempo, Seguindo –se às perdas temos os ganhos: como a lua com seus ciclos, como os movimentos das marés, como o galo que anuncia um novo dia, como a estrela da manhã, como choro de criança que nasce para o mundo novo.
E o passarinho me disse, do seu jeito mansinho, que nossas lágrimas bem parecem restinho de chuva prateada nos nossos rostos . Porém, tudo passa, e não adianta apressar, porque muitas vezes temos passinhos de passarinho e não temos asas como eles, mas, ainda assim,  podemos contar com nosso  próprio percurso, com a confiança de que podemos transformar as situações se não nos furtarmos a vivê-las passo a passo,  com a fé no futuro e com as mãos de um amor delicado,  a nos acompanhar.


Praia de Jauá.

12 comentários:

  1. Respostas
    1. Tem uma frase no seu texto que me chamou bastante a atenção "parece que a tempestade não tem fim...".
      Porque enquanto somos o agente receptor da dor, o tempo meio que para, e o sentido do que acontece é bem maior e não queremos ouvir quem está de fora. E quendo somos espectador temos a sensação é que o efeito foi excessivamente ampliado. O que percebo é que para os animais a vida é bem mais simples, nós e que a complicamos por nossa natural essência em estar buscando resposta para tudo!!!!

      Aidil Andrade

      Excluir
  2. Adorei, Su!
    Saudades dos nossos papos.
    Jac

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jac!Obrigada. Fico muito feliz que vc tenha gostado. Saudades de nossos papos também...

      Excluir
  3. Ai Sú! As lágrimas me dizem que este texto calou em meu ser como uma verdade vivida. A palavra "ritmo" tem me feito refletir estes últimos dias, a vida é feita de ritmos. Não adianta querer dançar em um ritmo quando a melodia lhe propõe outro, a dança fica difícil e cansativa, a vida, feita de ritmo nos convoca a escutar o nosso ser evocando a melodia que nos conduzirá...passos de passarinho, sem asas para apressar a dança do caminho. Beijos. Rosana Rebouças

    ResponderExcluir
  4. Que texto lindo! Me fez refletir muito! Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esqueci de assinar acima Tatiane Resende.

      Excluir
  5. que lindo seu comentario , Heitor! também quero lhe encontrar pra falar besteira e rir. bjo

    ResponderExcluir
  6. Su, que coisa mais linda esse texto. Muito fôfo!! Passinhos de passarinhos. Adorei...bjos
    Fátima Carneiro

    ResponderExcluir
  7. Parabéns, Su querida.
    Que continuemos com essa vontade louca de brincar e viver.
    Abreijos

    ResponderExcluir
  8. Sussú,

    que lindo este texto e que lindas imagens podemos construir com a sua leitura.
    Adorei!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Tão macia e tamanha intensidade das palavras que, como os "passinhos de passarinho", toquei devagarzinho cada pedaço, tomando em sorvos curtos, sentindo o gosto simples das coisas que "arrumam a gente" por dentro e por fora, sem nada tirar fora, apenas ajeitando com um carinho inesquecível.

    Especialmente esse pedacinho que diz: "Porém, tudo passa, e não adianta apressar, porque muitas vezes temos passinhos de passarinho e não temos asas como eles, mas, ainda assim, podemos contar com nosso próprio percurso, com a confiança de que podemos transformar as situações se não nos furtarmos a vivê-las passo a passo, com a fé no futuro e com as mãos de um amor delicado, a nos acompanhar."

    Lindo demais Suzana! Delícia de ler e tomar, imediatamente, como um abraço gostoso!

    Silvana

    ResponderExcluir